quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ANEMIA E ERITROPOIETINA


Além de filtrar a urina, os rins têm um papel regulador do organismo. Uma destas funções é a produção de eritropoetina (ou eritropoietina), que é um hormônio que "ordena" às células da medula óssea a produzir células vermelhas para o sangue. Além dos rins, o fígado também produz em menor quantidade este hormônio de nome grego.

Quando o rim perde ou tem prejudicada esta função o efeito no paciente é a anemia. Quando a anemia é acentuada, o paciente pode sentir tristeza, desânimo, fadiga constante, falda de disposição para trabalhar, entre outros sintomas psicológicos. 

Hoje já se pode adquirir a eritropoetina (EPO) para os pacientes, o que combate a anemia e seus sintomas. Como é muito cara, normalmente se pede a dispensa nas Secretarias de Estado da Saúde, mas os processos são morosos, podem durar meses, e demandam que o paciente já esteja há algum tempo com a hemoglobina abaixo de um certo nível. 

Eu vi pacientes passarem um bom aperto por não conseguir obter a eritropoetina em tempo hábil. Alguns pacientes já chegam ao tratamento substitutivo em situação grave, porque não deram atenção aos sintomas ou porque estavam assintomáticos.

Vi também famílias não entenderem que este medicamento é importante para o tratamento da doença e adiarem a entrada dos papéis na secretaria.

As injeções são dolorosas (especialmente quando aplicadas com o líquido gelado, supostamente mais eficaz), e há pacientes que evitam seu uso em função disso, debilitando seu organismo e seu estado mental. Os médicos evitam aplicar a droga na linha ao final da diálise, baseando-se em estudos que mostram redução da eficácia da EPO .


Nenhum comentário:

Postar um comentário